-->

Leia antes de iniciar a a leitura no Orquídeas Sem Mistério!

Tutorial do Blog Orquídeas Sem Mistério.

Olá Pessoal!! Estou agora atualizando o Tutorial deste blog, uma vez que ocorreram algumas mudanças em sua funcionalidade tornando o mais pr...

sexta-feira, 8 de abril de 2011

Rega, irrigação e drenagem - o gargalo do cultivo de orquídeas!

A irrigação é um dos temas da área das ciências agrárias com maior complexidade, necessitando de muito estudo e empenho para se entender todo processo para se chegar a recomendações satisfatórias em relação as regas nas diversas culturas e com orquídeas o tema não é diferente. Entretanto, não é o intuito aqui explicar esta área em detalhes com todos os elementos de engenharia que envolvem tudo isso e sim mostrar de forma simples como podemos tomar decisões acertadas sobre como molhar nossas orquídeas, mesmo não tendo conhecimentos nem básicos de hidráulico ou irrigação, mas sim levando em consideração o bom e velho bom senso. Não diferente das demais plantas o período de rega nas orquídeas vai depender de diversos fatores, como substrato(tipos), recipientes, ventilação do local, umidade, temperatura, época do ano, espécie, fase de desenvolvimento da planta, sanidade da planta, em fim diversos que se fossemos avaliar cada um daria muito trabalho, mas é importante que pelo menos tenhamos ideia que eles existem e interferem direta-ou indiretamente na rega e são eles que no final pesarão na tomada de decisão de quando regar. Mas então fica a pergunta: como devemos proceder dentro do nosso orquidário ou em pequenos cultivos de orquídeas em outros locais?
Se a resposta fosse receitas de bolos não precisaríamos de blogs e artigos que sempre falam sobre isso e as cartilhas e livros responderiam essa pergunta com receitas e ninguém teria dúvidas, o que de fato não é realidade. O primeiro passo para entender-mos este assunto é de fato conhecer-mos nossas plantas, nossas instalações, o clima do local durante o ano e saber que tudo isso interfere na decisão final da rega.

Então, como muitos tem diversas plantas de variados tamanhos em diferentes recipientes e suportes com variados substratos fica realmente difícil estabelecer qualquer receita, porque cada uma terá uma necessidade diferente, mas é possível minimizar bastante essas diferenças se começarmos a nos organizar em relação ao nosso cultivo.
Orquídeas em geral são plantas que apreciam um ambiente com umidade elevada sendo o ideal entre os 60% a 90%, mas elas não gostam de encharcamento o que pode provocar morte das raízes por asfixia, o que provoca na planta sintomas de desidratação que muitas vezes são confundidos com falta de água que causa os mesmos sintomas, mas as raízes se mantém vivas. A afirmação que se diz sempre é verdadeira e é a seguinte: "é melhor a falta de água que o excesso", pois a falta é bem mais fácil de corrigir no caso das orquídeas.
Mas, com todos esses complicadores que surgem para regar como podemos facilitar as regas nas plantas? Uma das coisas que facilitam muito nossa vida é fazer sempre com que uma planta seque bem mais rápido possível, porque a chance de se errar com excesso em plantas que secam rápido é bem mais difícil do que uma planta que leva uma semana para secar, embora a princípio se torne mais trabalhoso, mas depois se percebe que é bem mais prático e a pessoa fica mais segura.
Então, como se faz que uma planta seque mais rápido? para termos sucesso nessa secagem rápida e eficiente 3 coisas são importantíssima e andam juntas: substratos, recipientes e a drenagem, sendo essa última estando em função dos dois itens anteriores. Uma boa drenagem é fundamental para garantir uma secagem mais rápida, já que garante boa ventilação dentro do recipiente e do substrato e essa drenagem é melhorada sempre se colocando uma camada de uns dois dedos de material como argila expandida, caco de tijolo ou telha, ou brita e depois o substrato, sendo esta prática indispensável no cultivo de orquídeas. O recipiente também é fundamental e pela grande gama que existe no mercado existem os de drenagem muito boa e os com drenagem pior. Os cachepot de madeira e os vasos de barro sempre foram vistos como os melhores para o cultivo e os vasos de plástico como os vilões, mas como estes ultimamente são os mais usados, por serem leves, resistentes, baratos e reaproveitáveis é importante falar-mos um pouco mais sobre eles. Vasos plásticos são os mais usados embora suas paredes sejam impermeáveis e seus furos de baixo muitas vezes não sejam tão eficientes, mas por ser o seu material o plástico é muito fácil contornar este problema fazendo diversos furos laterais com qualquer ferramenta pontuda quente, como facas e chaves de fenda. Esta é hoje em dia prática que muitos orquidários comerciais já usam e realmente melhora consideravelmente a drenagem tornando o vaso plástico tão bom quanto os de barros e cachepots. Os substratos são o segundo fator que influenciam na drenagem e como de conhecimento são os responsáveis pelo suporte da planta dentro do recipiente e eles precisam ter boa aeração para o bom desenvolvimento das raízes, garantir boa drenagem e ter boa durabilidade, além de outras coisas. A drenagem e aeração no substrato além de variar de acordo com o tipo de substrato também vai variar muito com o tempo de vida do mesmo, sendo que, por exemplo, uma fibra de xaxim nova possui uma drenagem excelente secando que quase diariamente, enquanto que este mesmo xaxim, mas com mais de 2 anos de uso possui uma drenagem ruim, já que já está bastante degradado e compactado, o que também interfere bastante na decisão de regar durante o tempo e isto vale para todos os tipos de substratos.
Então se conhecer-mos isto bem direitinho e nos organizar-mos ai podemos facilitar muito o turno de rega das plantas é tentar-mos sempre usar uma boa mistura de substrato que dure bastante tempo e possua boa drenagem que diminua o período de rega bastante tornando a rega, se não diária quase que diária e para aquelas plantas em placas ou sem substratos as regas normalmente acabam que são diárias e dependendo da época do ano até mais de uma vez ao dia.
Agora como proceder esta rega? esta rega segue sempre a regra em que o substrato deve estar seco antes de se molhar novamente e como discutido antes fazendo com que seque mais rápido a chance de exagerar é bem menor. Tem gente que rega mergulhando a planta em balde com água, o que embora promova uma boa rega, em termos de substrato molhado, costuma trazer problemas, porque para quem tem muita planta esta prática se torna muito demorada e pode se tornar até desconfortável e causar problemas de saúde pelo esforço de ficar botando e tirando planta do balde com água, além de que se tiver planta contaminada com doenças mais sérias como viroses é uma excelente maneira de espalhar a doença pela coleção e dizimar o orquidário inteiro. O que mais se indica é o uso da rega com mangueira, porque, embora não se tenha a mesma eficiência em molhar todo o substrato que a planta mergulhada num balde ela evita esse problema em muito de transmissão de doença e também a secagem acaba que fica mais rápida e pra planta embora a menor eficiência na rega não fica prejudicada, porque as raízes conseguem ser bem molhadas. Existem também os que usem sistema de micro aspersão ou aspersão que também é um sistema eficiente e permite automação facilitando muito o trabalho para os que tem como fazer e dependendo não fica tão caro assim, mas a mangueira é um dos mais práticos ainda e bom para coleções grandes, de médio porte e pequenas também.
Diante isso gente temos que ter em mente que o mais importante é sempre o bom senso e muita observação para se fazer a rega e ter em mente que o turno pode ter variações durante o ano e com uma boa organização da coleção é possível facilitar bastante o trabalho e evitar os exageros ou as faltas de água.
Terminando esta postagem segue um ponto em que não se encontra normalmente descrito nos materiais, mas com muita observação é possível perceber e é muito importante que é a rega no período crítico de desenvolvimento da planta, ou seja, é  o período em que o pseudobulbo das orquídeas(assunto para próxima postagem) está emitindo a folha verdadeira e esta está desenvolvendo e o pseudobulbo está se alongando e a falta de água neste período pode acarretar em pseudobulbos que não atingiram o tamanho máximo de seu crescimento o que em muitos casos podem acarretar em aborto de espatas, florações mais pobres ou com defeitos ou nem chegar a emitir espata e morte da gema apical. isto é facilmente verificado quando se vê a palha da bainha que recobre o pseudobulbo a cima e sobrando depois da inserção da base da folha, sendo que o bom é quando ela termina a baixo da inserção da folha ou mesmo bem abaixo, indicando que não faltou água. As fotos a seguir mostram claramente pseudobulbos com desenvolvimento satisfatório e os que tiveram problemas de falta d'agua no período crítico do desenvolvimento em plantas de meu orquidário:

Pseudobulbos com desenvolvimento satisfatório:











 Pseudobulbos com desenvolvimento abaixo do adequado devido a falta de água no período crítico:
















Em fim termino esta postagem mais uma vez esperando que tenham gostado da abordagem e que quaisquer dúvidas, sugestões ou ideias que queiram compartilhar é só entrar em contato que terei o prazer de responder e para os interessados estará agora disponível um trabalho de faculdade que fiz na época sobre substratos e recipientes para orquídeas que ajudará a esclarecer bastante a ideia da irrigação. abraços!!

26 comentários:

  1. Interessante o texto.
    obrigada pelas informações.
    abraços

    simone

    ResponderExcluir
  2. Olá Andrew,

    Eu tenho uma Phalaenopsis desde fevereiro e estava bem sáudavel.Em maio algumas flores cairam e as hastes começaram a secar de cima para baixo. Acho que por estar muito úmida, algumas raízes começaram a secar (raízes aéreas também)como palha e aparece um fiozinho dentro dessas raízes. O que são? São fortes, finos e na cor marrom. Tem raízes e folhas que ainda estão bem verdinhas e saudáveis.Uma folha começou a ficar amarela e a "quebrar". O que faço? Não cortei as hastes pois ainda há 3 flores.Tenho medo que as raízes que estão estragadas, estraguem as outras.E parei a rega 1 x por semana, estou esperando mais.

    Obrigada pela ajuda!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! quanto a haste floral depois que as flores caem secar de cima para baixo é normal, pois muitas vezes a planta elimina as hastes velhas reabsorvendo-as e reciclando parte da energia gasta nelas. Neste caso basta apenas cortar a haste seca na base sem problema algum. Quanto a raíz seca algumas raízes podem de fato secar com o tempo já que as raízes dela não tem uma vida muito longa, mas conforme elas saem para fora do vaso não tente coloca-las devolta pois é normal as raízes sairem e elas gostam. Quanto ao fio que fica dentro da "capa" da raíz é de fato a própria raíz e esse fio é onde se encontra a medula da raíz e os vasos condutores que vão levar e trazer os nutrientes da planta. a Cappa nada mais é que o tecido do velame que auxilia na absorção de água e nutriente e protege a raíz da desidratação excessiva. Quanto a rega cuidado para não deixar ela sem regar demais pois ela pode desidratar e ter problemas. 'É importante também manter mesmo com ela florida uma adubação balanceada e completa com adubos adequados para orquídeas como o Biofert Orquídeas ou BeG orquídeas ou outros. Evite fórmulas NPK simples e incompletas para tal e faça uma adubação regular, geralmente semanal. Quanto a rega muito cuidado também com os excessos então uma regra é enfiar o dedo dentro do substrato la no fundo, se ele sair úmido é porque não precisa molhar, se sair seco já pode molhar e aí pode molhar com vontade.

      se o substrato estiver muito velho e demorando demais para secar faça furos no vaso para aumentar a ventilação e quando chegar o verão faça o replante e troque o substrato. Uma dica de bom substrato é fazer a compra no Orquidário Oriental onde se vende um exce;ente substrato já pronto para uso.
      Quanto a folha que caiu é normal de tempos em tempos alguma folha amarelar e cair da planta, este é um processo natural dela, portanto não precisa fazer nada.
      Bom espero ter ajudado, mas tendo mais dúvidas é só entrar em contato novamente. No mais tenha uma ótima semana e até a próxima!

      Excluir
    2. Olá Andrew,

      Obrigada pela resposta. Parabéns pelo blog e por ser tão atencioso.
      O que eu faço com as raízes que estragaram e ficaram como palha? Corto? A folha que amarelou também? é melhor esperar as outras flores cairem antes de cortar?

      Abraços!

      Excluir
    3. Olá! Por enquanto não precisa fazer nada, a folha amarela cairá naturalmente, as raízes só mecha nelas no momento do replante no verão e a haste deixe a floração acabar por completo.

      Bom espero ter ajudado, mas tendo mais dúvidas é só entrar em contato novamente.

      No mais tenha um excelente fim de semana e até a próxima!

      Excluir
  3. Oi Andrew,

    Só mais uma perguntinha. Hoje fui regá-la e vi uns bichinhos bem pequenos andando pelo substrato. São perigosos?

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Você teria como enviar fotos do substrato e dos bichos para o e-mail do blog: orquideassemmisterio@gmail.com/?

      acredito que não seja prejudicial não, mas podem ser indicadores de substrato ficando velho.

      agoardo as fotos e qualquer outra coisa é só entrar em contato. No mais tenha um ótimo Domingo e até a próxima!

      Excluir
  4. Bom dia Andrew!

    Eu tentei tirar a foto, mas eles são muito pequenos! Eu só vejo quando eu vou regá-la ou quando assopro no substrato, ai eles correm e se escondem. Na terra do meu bonsai também tem esses bichinhos. A floração já acabou e só as pontas das hastes secaram e pelo que aparece não vaô secar mais, parece que estacionaram. Devo cortar ou melhor deixar assim?

    Um abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. olá! Você notou se esses bichos estão fazendo algum mal a planta? Bichos como tatuzinhos e mosquitinhos podem ser indicadores que o substrato está se desgastando, não costumam fazer mal, mas apenas nos alertam que precisamos ficar de olho se o substrato não está ficando velho demais e precisa ser trocado. Vá observando e veja como a planta vai se comportar durante o tempo. É comum também aparecer bichos quando há o uso de adubo orgânico como o bokashi ou outros orgânicos.
      Quanto as hastes é normal secar as pontas depois da floração, quando ela estiver seca é só cortar sem problemas. No caso de Phalaenopsis você tem a opção de remover a haste por completo na base se preferir, mesmo que ela esteja verde. Isso ajuda no fortalecimento da parte vegetativa da planta.
      Bom espero ter ajudado, mas tendo outras dúvidas é só perguntar. No mais tenha um ótimo fim de semana e até a próxima!

      Excluir
  5. Olá. Gostaria de saber como é a irrigação das orquídeas em cada época de desenvolvimento da planta, principalmente na floração e no desenvolvimento dos pseudobulbos. obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá a irrigação em si é feita da mesma maneira em todas as fases, a não ser na época de dormencia de algumas orquídeas como Catasetuns em que ela é suspensa ou no caso dos Dendrobiuns tipo nobiles que é reduzida na época do frio para induzir a floração. No mais as regas em geral é feita quando o substrato seca e o intervalo de regas varia de acordo com o clima, a ventilação do orquidário, a umidade do ar, o tipo de vaso e substrato e o tipo de planta. Agora de fato é muito importante que não falte água na fase mais crítica do desenvolvimento do bulbo, que é quando ele mais necessita de água para alongar, pois isto pode acarretar em aborto ou redução do número de flores e porte menor do bulbo,

      Bom espero ter ajudado, mas tendo outras dúvidas é só perguntar.
      Forte abraço e até a próxima!

      Excluir
    2. Boa tarde Andrew.obrigada por nos comtemplar com informações tão sábias.Tenho orquideas há oito anos, mas não conseguir ainda me equilibrar com elas, estou sempre me batendo.estão feias, tenho umas micro que estao me dando um trabalho sem fim.vou tentar me escolar no PC para lhe mandar algumas fotos.sem mais um abraço.

      Excluir
    3. Olá Marcia! Sempre que tiver dúvidas não se acanhe. Mande sua dúvida e fotos para o e-mail do blog que terei o prazer de te ajudar. Forte abraço e até a próxima!

      Excluir
  6. Estou iniciando e gostei muito! Pretendo fazer um orquidário bem simples e pequeno. No momento estou tentando tirar duvidas e mais duvidas! Obrigada pelas informações a respeito das regas!

    ResponderExcluir
  7. Boa noite Andrew...Me chamo Alexsandra e sou de Belo Horizonte MG. Tenho várias orquídeas.. Denphal, katleia e Phalaenoplis. Mas elas estão com as folhas enrugadas. Será que preciso malhar mais as folhas para hidratar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Alexandra! Olá Pode ser por causa de falta de água ou excesso de água e também por causa da baixa umidade do ar. Importantíssimo: Regue sempre suas plantas quando o substrato secar, independente do tempo que leve para isso, forneça um substrato e vaso apropriado para elas gara garantir um bom desenvolvimento da raiz, proporcione um ambiente com luminosidade adequada e se a umidade estiver baixa tome medidas para melhorar a umidade do ar no ambiente de cultivo, pois essa umidade é fundamental para a hidratação da planta e faça a adubação regular com adubos completos e balanceados para orquídeas.

      Excluir
  8. Olá minha catleia está sem raiz mais naseu um broto para dar flor ,mas as folhar estão muchando e ficando pretas e esse botão parou de crescer estou com muito medo dela morrer peço q me ajudem

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! É possível sua planta está apodrecendo e sem raízes. Quando é assim sempre verifique se o substrato não está velho demais e se sim é necessário o replante para salvar a planta. Deve-se remover todo substrato velho, raízes e partes mortas e podres com ferramenta esterilizada e então colocar canela em pó nos cortes e deve-se replantar em substrato novo e vaso de tamanho adequado. Veja mais detalhes na postagem sobre replante aqui no blog.

      Excluir
  9. Adoro orquídeas e estou começando minha coleção, adorei as explicações e dicas, muito obrigada por manter esse canal!

    ResponderExcluir
  10. Adoro orquídeas e estou começando minha coleção, adorei as explicações e dicas, muito obrigada por manter esse canal!

    ResponderExcluir
  11. Boa tarde. Qual seria o micro aspersor indicado pra irrigar uma estufa de orquídeas, qual a vazão adequada do micro estou em dúvida entre o de bocal roxo e de bocal vermelho, ou nenhum dos dois me atenderia. Obrigado

    ResponderExcluir
  12. Boa tarde. Qual seria o micro aspersor indicado para irrigar uma estufa de orquídeas, estou em dúvida entre o de bocal roxo e vermelho, ou nenhum me atenderia . Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Então vai depender do que pretende, se é apenas fazer a irrigação ou usar também para aumentar a umidade e resfriar o orquidário, nesse último caso o mais recomendado seriam os do tipo nebulizadores. Outro ponto importante é verificar qual a área de alcance dos bicos e a pressão de trabalho, para saber se você terá pressão suficiente e até para saber o tipo de bomba certa para se comprar.

      Excluir
  13. ótimas dicas de rega de orquidea, um site top para comprar barato é https://comprarorquidea.com.br/ espero minha dica ajude

    ResponderExcluir