-->

Leia antes de iniciar a a leitura no Orquídeas Sem Mistério!

Tutorial do Blog Orquídeas Sem Mistério.

Olá Pessoal!! Estou agora atualizando o Tutorial deste blog, uma vez que ocorreram algumas mudanças em sua funcionalidade tornando o mais pr...

quarta-feira, 23 de agosto de 2017

Calda sulfocálcica – Como preparar esse tradicional defensivo e sua aplicação:

Olá Pessoal! Assim como fiz na postagem da Calda bordalesa venho agora para falar da Calda sulfocálcica, que é outro tradicional defensivo, a base de enxofre e cal e que devido a sua baixa toxidade e baixo risco de poluição ambiental, além de ser barato de se fazer e ser de fácil preparo é adequado para um manejo mais sustentável e com boa eficiência. Mas, sem delongas segue agora os vídeos de como preparar e forma correta de aplicação. Forte abraço a todos e até a próxima!!!

Como preparar a calda sulfocálcica
Aplicação da Calda sulfocálcica

14 comentários:

  1. Olá. Tenho um grande problema que é o fungo nas orquídeas, mas o local aqui onde eu moro é muito úmido (Anhanguera-SP 800m ao nível do mar), será que eu aplicar essa solução de calda resolve? Criando tipo uma película por cima das orquídeas que vai impedir de criar fungos. Essa calda é melhor que a bordalesa? Esse enxofre é o da marca Dimy e a Cal é o de construção de sacos de 50kg? Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Paulo! Então tanto essa quanto a bordalesa ajudam sim em um esquema de rodízio respeitando os intervalos entre uma e outra. Tente também melhorar a ventilação do local caso seja possível.
      Em relação ao enxofre esse da dimy é mais para pequenas quantidades, mas pode ser o enxofre ventilado de uso agrícola ou pecuário também e a cal é a cal virgem a melhor. Acha-se esses produtos nas agropecuárias.

      Excluir
  2. Pode ser usado como preventivo ou melhor só quando apresentarem doenças?

    ResponderExcluir
  3. Bom dia, eu posso pulverizar essa calda nas orquideas vandas como prevenção para lesmas?

    ResponderExcluir
  4. Bom dia! Excelente vídeo. Onde adquiriu a cal virgem com a pureza exigida pela Emprapa na cartilha? Obrigada

    ResponderExcluir
  5. Olá, eu encontrei o enxofre agropecuário, no pacote está escrito somente isso, seria o certo para pulverizar nas planta? Tem um jeito de identificar se é o certo?

    ResponderExcluir
  6. Serve para prevenir instalação de cochonilhas?

    ResponderExcluir
  7. como consta que o cobre e toxico para bromelias,a calda sulfocalcica pode ser utilizada nelas?

    ResponderExcluir
  8. Olá: posso usar nas rosas do deserto?

    ResponderExcluir