-->

Leia antes de iniciar a a leitura no Orquídeas Sem Mistério!

Tutorial do Blog Orquídeas Sem Mistério.

Olá Pessoal!! Estou agora atualizando o Tutorial deste blog, uma vez que ocorreram algumas mudanças em sua funcionalidade tornando o mais pr...

sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Semeio e recultivo de orquídeas - polinização, desenvolvimento da cápsula, maturação, colheita de sementes, armazenamento e qualidade de sementes

Olá pessoal! Continuando o assunto a próxima etapa importante e muito desenvolvida em diversos materiais, portanto uma etapa que não irei me adentrar muito em detalhe, tirando a qualidade de sementes, é a parte de polinização, desenvolvimento da cápsula, maturação, colheita e armazenamento de sementes.

Como já vimos que semeios caseiros e recultivos são possíveis e já vimos os devidos cuidados que devemos ter com nossas matrizes o próximo ponto é realizar a polinização após todo o resto estando ok.

Quanto ao que polinizar já seria um outro assunto que envolveria a parte de hibridações ou de autofecundação, que não será um assunto que abordarei nesta postagem, levando apenas em conta o ato de polinizar, e seus cuidados assim como no semeio.
Como muitos já devem conhecer, ou já devem ter lido, ou mesmo para quem ainda não sabe ao final da postagem posso deixar alguns links de materiais básicos que podem ajudar, mas as orquídeas basicamente falando possuem os órgãos femininos e masculinos fundidos em uma única estrutura chamada de coluna, e boa parte das orquídeas possuem seus pólens aglomerados em uma estrutura que é a polínea que em boa parte das espécies está contida no polinário que é tipo uma  "cabecinha"que contem umas câmaras onde ficam as políneas sendo ela destacável da coluna e correspondendo a porção masculina da flor compondo o estame da flor e já a baixo temos a porção feminina, representada pelo estigma que no caso é uma cavidade com um líquido viscoso e a baixo a flor temos o ovário que quando a flor é fecundada ele começa a se desenvolver se transformando em uma cápsula.
segue agora algumas fotos dos órgãos reprodutivos das orquídeas:

ilustração explicativa com detalhes da flor e suas partes reprodutiva
Fonte: Google imagens

Imagem ilustrativa Coluna da flor da Orquídea(fusão do órgão masculino e feminino
Fonte: Google imagens.

Detalhe de uma coluna completa

políneas em amarelo e o polinário a esquerda em cima com cor mais escura onde é possível ver as câmaras onde estavam as políneas

Detalhe do estigma com sua substância viscosa e com políneas

Detalhe do estigma com sua substância viscosa e com políneas
Detalhe do ovário começando a se desenvolver.
Então gente próximo passo agora é polinizar e para isso com auxilio de um palitinho tipo de dente basta remover o polinário, remover as políneas e então com o palito e elas grudadas na ponta é coloca-las no estigma. Notem que imediatamente encostando-as no estigma viscoso ela se solta do palito e gruda e pronto trabalho pronto e o próximo passo será identificar a polinização colocando o cruzamento feito e a data, isto é importantíssimo para saber o que foi cruzado com o que e quando foi polinizado até mesmo para saber o tempo que levou para a cápsula se desenvolver. Segue abaixo mais algumas fotos:

detalhe das políneas depositada no estigma
detalhe da identificação de uma cápsula
Concluído a etapa de polinização de 1 a 2 dias depois ou mais dependendo da planta a flor se fecha e murcha e o ovário começa a se desenvolver e lentamente se transformando em uma cápsula. Nesta fase o mais importante é manter a adubação equilibrada, fazer o raleio quando necessário e muita observação para qualquer sinal de esgotamento que a planta possa apresentar ou de ataque de pragas ou doenças e caso seja necessário sacrifique a cápsula. Abortos espontâneos em qualquer época do desenvolvimento podem ocorrer ou mesmo não pegamento das polinizações também são comuns o que nos diz para sempre fazer mais de uma polinização e depois fazer o raleio. Segue mais algumas fotos:

Detalhe da flor fechada e murchando um tempo após polinização
Cápsula mais desenvolvida
Corte transversal de uma cápsula verde em desenvolvimento
Corte longitudinal de uma cápsula verde em desenvolvimento
problemas que podem ocorrer: cápsula abortada. Notem que ela mesmo bem desenvolvida abortou, pois ela amarelou completamente sem abrir e as sementes dentro ainda estarão muito úmidas brancas e grudadas e inviáveis. Abortos podem ocorrer por N fatores como mudança brusca de temperatura, mudança de ambiente, ataque de pragas, dentre outros...
Após a cápsula desenvolver vem a fase de maturação, embora seja possível semear com a cápsula ainda verde é necessário conhecer o ponto de maturação fisiológica de cada espécie para então colher e semear, mas uma grande desvantagem desse método é a impossibilidade de armazenar as sementes, já que elas ainda estão muito úmidas e estragam facilmente. O ponto de maturação da cápsula em geral é uma coisa a se discutir, pois se for se basear pela coloração em geral ela não é uma boa dica, porque varia muito de espécie para espécie, mas um ponto que em geral todas tem em comum é que são frutos secos descentes, ou seja, quando maduro eles se rompem liberando as sementes, mas para evitar isso o ponto adequado para a colheita é quando se nota uma pequena fissura se abrindo a partir da extremidade do fruto e então para a colheita destaque ele da planta ou corte com uma ferramenta esterilizada.











provavelmente esta ou apodreceu no momento da maturação ou passou do ponto mas ela chegou a amadurecer.

Próximo passo é o beneficiamento da semente e armazenamento, pois como normalmente as sementes são colhidas na maioria das vezes não são usadas na hora, podendo levar vários meses para então usar é possível armazena-las de forma simples por um longo período por mais de 1 ano, sendo que em alguns casos pode durar mais de 3 anos. Basicamente o beneficiamento consiste em remover as sementes da cápsula com cuidado sem remover a parte verde da cápsula só tirando o pó sempre em cima de um papel absorvente de umidade que pode ser guardanapo, papel higiênico, coador de café (tipo melita)ou papel toalha, sendo esses últimos uma das melhores opções e então colocar a sombra em local protegido de ventos por algumas horas para secar o que possa ter sobrado de umidade nelas. Notem que algumas sementes podem mudar de cor o que é normal sendo que algumas quando removidas da cápsula saem claras e depois de algumas horas secando a sombra podem ficar mais amareladas ou amarronzadas. É completamente normal isto. Após isto pode-se dobrar bem dobrado este papel contendo as sementes e então envolver com filme de pvc e após fazer a identificação do pacotinho com data de colheita e cruzamento realizado para o controle ou também pode-se coloca-las em envelopes comuns de carta e armazena-la em geladeira dentro de um pote fechado sempre na parte de baixo da geladeira. Esta maneira de armazenamento também se vale para as políneas que aguentam por aproximadamente 1 ano em geladeira possibilitando usa-las para fazer hibridações.














Feito o armazenamento agora vamos tentar falar um pouco de qualidade de sementes. Bom, este é um assunto difícil de se falar pois não se tem informações muito precisa sobre o assunto(corrijam-me se eu estiver enganado), mas o que podemos tentar dizer que são indícios de que as sementes estão boas ou ruins são em relação a sua padronagem de cor, assim como sua consistência. 

Em se tratando de sementes de orquídeas elas dependendo da espécie podem possuir várias formas e tamanho, mas uma coisa que quase todas tem em comum é que são muito pequenas e desprovida de tecido de reserva, portanto o tamanho das sementes não é um bom indicativo de padrão de qualidade uma vez este ser difícil de se avaliar ou estabelecer parâmetros de comparações. Segue abaixo uma ilustração mostrando diferentes formas e tamanho das sementes:

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Orqu%C3%ADdea
Já a cor também é outro fator difícil de avaliar, pois também vária de espécie para a espécie podendo ser branca esverdeada passando por um creme, amarelo, amarelo escuro até amarronzada, entretanto cada espécie tem sua cor característica e uma vez conhecida ela qualquer coisa estranha já pode-se desconfiar, mas uma característica que pode-ser usada para avaliação é quanto a homogeneidade da cor, sendo que quanto mais uniforme for a cor das sementes dentro da cor característica da espécie melhor é a qualidade da semente e maior a taxa de germinação e vigor que elas terão, por outro lado se elas estiverem com uma coloração bem heterog6enea com muitas variações de mais claro e mais escuro no bolo de sementes é um grande indicativo que sua qualidade não está muito boa o que pode acarretar em uma menor taxa de germinação ou mesmo nenhuma germinação ou mesmo um vigor menor das sementes, e isso pode ser um indicativo que no bolo existem muitas sementes chochas.

Outra característica que também ajuda a avaliar a qualidade das sementes é sua consist6encia, sendo esta de mais simples observação. Uma semente que possui uma consistência mais próxima possível de um pó bem soltinha e bem sequinha é uma consistência adequada indicando que ela teve boa maturação e então esta é uma semente que terá melhor resposta ao armazenamento e sua taxa de germinação será mais alta mostrando uma melhor qualidade das sementes. Agora, se esta possui uma consistência mais grudenta formando alguns grumos ou mesmo ela estando bem úmida formando um bolo mais sólido, provavelmente esta semente teve problemas na sua maturação, ou entro umidade dentro da cápsula por ela ter passado um pouco do ponto e então a qualidade dessa semente estará comprometida podendo elas ter uma taxa de germinação bem reduzida ou mesmo estarem inviáveis e ter uma resposta ao armazenamento bem ruim também.
 Seguem algumas fotos a seguir exemplificando estes casos:

Sementes bem secas com coloração branca bem homogênea e consistência de pó de Oceoclades maculata

Sementes de cor mais creme de Cattleya bownrigiana coerulea com cor bem homogênea e consistência de pó

Sementes de Dendróbium antenatum cor amarela homogênea e consist6encia razoável quase um pó pouca coisa úmida.

Sementes de Laelia purpurata semi alba com cor amarronzada homogênea e consistência de pó

Sementes de Epidendrum sp. com coloração heterogênea tendendo ao marrom com manchas mais claras e mais escuras  e alguns grumos de sementes indicando qualidade duvidosa.

Sementes de Laelia lobata tipo com coloração tendendo ao marrom bem heterogênea com alguns grumos de sementes indicando qualidade duvidosa

Sementes de Phalaenopsis com coloração marrom bem homogênea e consistência de pó seco e poucos grumos indicando semente de qualidade razoável a boa

Sementes de uma cápsula que abortou de C. walkeriana, Sementes totalmente brancas formando grupos bem sólidos e encharcados notando pelo papel molhado. Semente inviável.

Então gente concluindo este assunto para então entrarmos na parte final da postagem digo que mesmo que não se tenha muita coisa a respeito de qualidade de sementes observando bem essas características ajudam muito e já nos deixam preparados para possíveis resultados no momento do semeio. Então gente para terminar encerro esta parte já deixando o assunto final que é o semeio e recultivo propriamente dito que fica para a próxima parte. Até lá gente!!!

100 comentários:

  1. Agradeço pela objetividade, clareza e ilustrações. Elucidou varias mudas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dnada e precisando de alguma ajuda pode entrar em contato que terei o prazer de ajudar!

      Excluir
    2. Hibridos não valea pena tentar ou posso tentar pois há hipotese de sair alguma coisa?

      Obrigado

      Carlos Lopes.

      Excluir
    3. Olá! Sim muitos cruzamentos saem interessantes, mas é importante tentar entender um pouco sobre os padrões de cruzamento e conhecer um pouco da história dos híbridos e das matrizes para poder já ter um ponto de partida.

      Excluir
    4. Boas.

      Comprei varias mudas de cattleyas,entre as quais c.bicolor self,forbesii alba,schilriana sanderiana,c.blue princess e dowaniana rosita.
      Todas estas dão para tirar boas sementes ou seija,não serão estéreis.
      Algumas destas espécies são nativas ou são todas hibridas?

      Muito obrigado.

      Carlos Lopes.

      Excluir
    5. Olá! Sim, todas dá para fazer polinização e obter sementes viáveis. Algumas dessas como a forbesii, a schileriana a dowiana e bicolor são espécies, as demais são híbridos.

      Excluir
    6. Um muito obrigado pelo esclarecimento,abraço.

      Carlos Lopes.

      Excluir
    7. Uma ultima pergunta,visto que as minhas plantas são muito jovens e demoram ainda talvez uns 3 anos a florir,gostava de saber de onde posso mandar vir sementes do brazil para a alemanha?obrigado mais uma vez.

      Excluir
    8. Olá Olha difícil, até pelo fato que sementes de orquídeas não são comercializadas, devido a uma série de fatores técnicos que inviabilizam o seu comércio sendo essas obtidas apenas para fim de melhoramento e multiplicação dos próprios produtores ou orquidófilos e instituições de pesquisas e ensino. Existem até muitos anúncios de venda de sementes de orquídeas, mas todos são um golpe feio.

      Excluir
    9. Boas Andrew.

      Muito obrigado pelo esclarecimento.
      Fico à espera então que as minhas fiquem adultas,mais uma vez muito obrigado...

      Excluir
  2. Ganhei uma orquídeas cymbidium e está florada. Estou querendo fazer uma autopolinização, será que é muito arriscado? O que devo fazer para que tudo der certo?

    Agradeço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! o risco sempre existe de enfraquecer a planta, uma vez que a cápsula demanda muita energia da planta, mas uma planta estando bem saudável e mantendo a adubação e os cuidados regulares da planta ela não sofrerá não.
      Quando for fazer a polinização pode fazer mais de uma flor para garantir que pelo menos uma pegue, mas se várias pegar depois de algumas semanas você pode selecionar e deixar a cápsula mais forte e eliminar as demais. O outro passo importante é identificar o que foi feito com a data a polinização para você ter um controle e poder estimar a colheita da cápsula com melhor precisão.
      O restante são os cuidados demais da planta com a rega e adubação.

      Bom espero ter te ajudado, mas tendo mais dúvidas é só entrar em contato novamente. No mais, tenha um ótimo Domingo e até a próxima!

      Excluir
  3. Olá Andrews.

    Gostaria de tirar uma dúvida a respeito do período de desenvolvimento das cápsulas:

    Durante desenvolvimento é necessário manter uma boa adubação para que a orquídea não fique debilitada devido o esforço para produzir as sementes. No entanto, no inverno (período de hibernação) recomenda-se reduzir as regas e também a adubação. No caso de uma orquídea com cápsulas em desenvolvimento, devemos manter as regas e adubações mesmo no inverno para não prejudica-las ou podemos reduzir para manter esse ciclo natural da planta?

    Abraço, Paulo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Paulo! Veja bem, na verdade a questão de hibernação no inverno é meio furada, salve os casos as orquídeas que de fato entram em dormência perdendo todas as suas folhas e ficando paradas, como Catasetuns e Cyrtopodiuns. As demais orquídeas que não perdem folhas deve-se manter a adubação normalmente e a rega é sempre de acordo com a secagem do substrato e isso varia de região para região e também porque tem muitas orquídeas que estão em plena atividade no inverno, principalmente florindo ou brotando ou enraizando. No caso da cápsula a adubação deve seguir normalmente e as regas é sempre de acordo com a secagem do substrato.
      Bom espero ter te ajudado, mas tendo outras dúvidas é só entrar em contato novamente! No mais tenha uma excelente semana e até a próxima!

      Excluir
  4. Olá Andrew, depois de visitar vários sites, encontrei o seu, que fiquei muito feliz, pois você explica de forma bem clara de entender. Sou apaixonada pela espécie phalaenopsis, pois as flores duram muito. Gostaria de saber quando vc vai postar a outra parte do semeio e recultivo, pois estou ansiosa.
    Abraço, Lúcia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Lúcia! a matéria do semeio e recultivo já está totalmente postada. Ela está subdividida em 4 postagens e para acessar mais facilmente vá no menu principal do blog em dicas de cultivo, depois vá em cultivo avançado e procure pelo item de semeio e neste item você verá as 4 postagens sendo que os vídeos estão na última postagem. Boa leitura e tendo qualquer dúvida é só entrar em contato novamente! Tenha uma ótima semana e até a próxima!

      Excluir
  5. Ola Andrew, parabéns pelo lindo ato de disseminar seu conhecimento.

    Eu gostaria de saber qual é o período de desenvolvimento da capsula, ou seja, quando devo realizar a colheita da capsula.

    Grato

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Bruno! Obrigado!

      Olha essa não é uma resposta exata, porque varia muito o tempo de maturação com a espécie, híbrido, etc. Em fim costuma de acordo com a espécie variar de 2 meses até 1 ano e meio, agora o momento de colheita deve ser quando a cápsula começar a rachar na ponta, bem no início, portanto a observação e anotação do tempo é importantíssimo.

      Bom espero ter ajudado, mas tendo outras dúvidas é só entrar em contato. No mais tenha uma ótima quinta e até a próxima!

      Excluir
    2. Andrew gostaria do contato de vocês para encomendar orquídeas. Vocês tem facebook?

      Excluir
    3. Olá o Facebook é https://www.facebook.com/andrewfogtman

      Excluir
  6. Prezado Andrew

    Já fiz algumas polinizações e quase sempre dão certo, exceto nas Phalaenopsis.
    Gostaria de saber uma curiosidade. Normalmente a flor tem duas políneas. Eu pego as duas e coloco no estigma, até aí tudo normal. Gostaria então de saber se é somente uma polínea que faz a fecundação, ou as duas? Hoje fiz um cruzamento de Dendrobium(cores diferentes), peguei uma polínea de cada Dendrobium(dois diferentes) e coloquei em um terceiro. Será que isso vai funcionar? Existe a possibilidade das duas políneas fecundarem juntas? Ou será fecundado só por uma?
    Obrigado
    Paulo Ricardo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Paulo! Olha no caso das Políneas geralmente se você coloca 2 ou mais políneas no estigma ambas as políneas germinam seus polens e as ambas podem fecundar a flor. Na verdade a polínea é apenas um saco de pólens contendo milhares ou milhões de polens, O ovário da flor contem milhras de óvulos que depois de fecundado virarão sementes, o que ocorre é que cada grão de pólen germina e cresce um tubo polínico que vai se desenvolvendo coluna abaixo e chega ao ovário e lá ele entra no óvulo e assim fecunda, cada grão de pólen fecunda um óvulo. Esse Devido a isso quando se mistura políneas de 2 espécies diferentes em uma terceira o que pode ocorrer é que pode gerar incompatibilidade devido aos materiais diferentes no estigma e assim a flor abortar, ou ambas as políneas fecundarem a flor, só que nesse caso você não terá como saber quem foi fecundado por quem, porque cada pólen fecunda um óvulo e a polínea tem milhares de grãos de pólens e o ovário milhares de óvulos, ou seja, não é uma boa idéia misturar políneas em uma terceira flor, pois as políneas não vão se misturar, ou a planta vai ser hibrida de uma ou de outra.

      No caso das Phalaenopsis o interessante é esperar sua haste abrir por completo ou quase que completa, e então retire as políneas pela manha e coloque em papel toalha ou guardanapo e as guarde em geladeira ou em ambiente seco, isso fará com que elas percam água ficando mais fácil de colocar no estigma e facilitando a fecundação. No final da tarde do mesmo dia então pegue as políneas e as coloque, mas tente por não colocar na mesma flor que tirou, vá invertendo as flores. As políneas da ultima, coloque na primeira, da penultima na segunda e assim por diante.
      Bom espero ter ajudado, mas tendo outras dúvidas é só entrar em contato Paulo, no mais tenha uma ótima semana e até a próxima!

      Excluir
  7. Olá Andrew, parabéns por este trabalho magnífico de polinizar orquídeas,cultivo algumas catléyas desde 1993 e só agora aprendi fazer a polinização é maravilhoso, porém tenho uma dúvida; quando polinizei 04 flores da mesma espátula criou-se 04 cápsulas,e, não eliminei nenhuma, será que vai gerar sementes nas cápsulas e vou ter êxito com minhas orquídeas?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Obrigado!

      Olha se formou 4 cápsulas sim provavelmente elas terão semente, agora se a planta não está muito forte elas podem esgotar muito a planta o que não é bom. Pode ocorrer também abortos expontâneos em alguma das cápsulas o que é normal, mas mesmo assim fazer um raleio do excesso de cápsula é sempre bom, ajuda muito na qualidade final das sementes.

      Bom espero ter ajudado, mas qualquer outra dúvida é só perguntar.

      Forte abraço e até a próxima!

      Excluir
  8. Olá Andrew, tudo bem? Retirei as sementes de uma phalaenopsis e parecia algodão, como a cápsula que você postou de oceoclades maculata. Você sabe me dizer se houve algum problema ou é assim mesmo? A cápsula estava normal, com algumas rachaduras iniciando, exatemente como você descreveu.
    Obrigado,
    Mário.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Mario! As Phalaenopsis híbridas e algumas espécies acontecem muito esse problema. As cápsulas ficam com poucas sementes viaveis como foi o caso da sua e bem vazias com aquele enovelamento. O bom é quando elas saem bem soltinhas bastante pó mas no caso desses híbridos de Phalaenopsis acontece muito isso.
      O jeito é tentar mais e tentar aproveitar o pó que saiu dessa capsula se saiu algum.
      Forte abraço e tendo mais dúvidas é só chamar!

      Excluir
  9. Oi novamente eu vi seu video sobre a preparação para germinar as sementes muito bom parabens
    Minha duvida é onde encontrar os ingredientes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! O agar agar pode ser encontrado em lojas de produtos naturais. Procure sempre por agar agar para fazer gelatina, pois existem outros que não servem e o meio de cultura pode ser comprado no próprio site do BeG. www.begflores.com.br

      Excluir
  10. Olá Andrew! Boa noite!
    Estou ansioso para fazer a semeadura das minhas orquídeas, comprei o meio de cultura da B&G, só não consegui o ágar agar da Marca Kanten, gostaria de saber se você conhece algum representante em Juazeiro do Norte CE. Desde já agradeço. Um abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Na verdade Kanten não é uma marca, mas sim o tipo do agar agar, que é o agar agar próprio para fazer gelatina, então vc deve procurar nas lojas de produtos naturais por agar agar próprio para fazer gelatinas e doces, agora marca pode ter várias, sendo uma muito boa a da San Maru,
      Agora, infelizmente n!ao conheço nenhum local aí em Juazeiro, aí precisa fazer uma busca.

      Excluir
  11. Olá Andrew, bom dia tudo bem?
    Gostaria de saber onde encontrar o ágar agar da Marca Kanten, pois aqui na região do Cariri é muito difícil, poderia me indicar uma outra marca compatível. Desde já agradeço.
    Um abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Kanten não é uma marca, mas sim o tipo do agar agar, que é para fazer gelatina, então você deve procurar nas lojas de produtos naturais por agar agar para fazer gelatina e doces, pois existem agar agar para outros fins que não servem. Marcas existem várias.

      Excluir
  12. Olá tudo bem, eu gostaria de saber se quando a phalaenopsis esta com capsola ela vai dar outras haste floral, ou só depois que a capsula for removida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Sandra! Olha, uma planta forte pode emitir outra haste sim, enquanto estiver com cápsula, mas em uma planta fraca com uma haste a tendência é não emitir, principalmente se já estiver entrando as estações quentes do ano.
      Bom, espero ter ajudado, mas tendo mais dúvidas é só perguntar. Forte abraço e até a próxima!

      Excluir
  13. Andrew, gostaria de saber se a polinização deve ser feita com o pólem da mesma flor, entre flores de uma mesma planta o só funciona se for feita entre flores de duas ou mais plantas?
    Outra dúvida é que tenho visitado um local onde tem muitas cattleyas violáceas nativas (com todas as "pétalas" violetas), e entre elas há uma planta de cattleya violácea striata (3 "pétalas" brancas com estrias violetas), que na florada de 2013 polinizou uma flor naturalmente. Colhi e guardei as sementes conforme suas instruções, que aparentaram estar bem saudáveis. Minha pergunta é: Na semeadura destas sementes as plantas que nascerem serão striattas com certeza ou a polinização pode ter ocorrido com uma violácea normal e nem todas as mudas seriam striattas?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Olha depende muito da espécie em questão, pois tem espécies que não aceitam o chamado self, ou a autopolinização, mas boa parte aceita bem, inclusive as violaceas, portanto dependendo do seu interesse poderá fazer os selfs, ou mesmo cruzamento entre plantas distintas ou irmãs.
      No caso da violacea striata como foi polinização natural fica difícil dizer o que sairá, pois não tem como saber se ela foi autopolinizada ou se a polínea veio de outra planta, portanto, a chance de sairem muitas tipos ou a maioria, mas como você já tem marcada essa striata pode ser interessante em uma próxima floração fazer uma autopolinização dela e marcar com alguma plaquinha de identificação aí sim terá muito mais striatas.
      Forte abraço e até a próxima!

      Excluir
    2. Ok Andrew, sua explicação esclareceu quelas dúvidas. Muito obrigado.
      Uma outra pergunta que surgiu é quando deve ser feita a polinização? Assim que a flor se abre, ou alguns dias depois? As violáceas ficam abertas umas três semanas. Em qual período a polinização funciona melhor? A polinização feita quando a flor já está perto de murchar ainda funciona?
      Denis Engelhardt

      Excluir
    3. Olá Denis! Olha é bom esperar alguns dias até a flor começar a exalar seu cheiro característico, indicando a sua maturidade. O indicado é fazer pela metade do ciclo de vida da flor, assim você garante que ela está totalmente receptível. Quanto a polinização próximo do fim da vida dela pode correr o risco dela já está passada, mas pode dar certo sim.
      Espero ter ajudado, mas tendo mais dúvidas é só entrar em contato novamente. Forte abraço e até a próxima!

      Excluir
  14. oi boa tarde. fiz a polinização de minhas orquídeas, como vc ilustrou, mas elas se fecham e não desenvolvem a cápsula e caem, são dendrobiuns e phaleonopsis. acho que é assim que escreve, mas não sei o que acontece vi e revi tudo que vc mostrou e não fiz nada diferente, a única que deu certo até agora foi uma slc koolaw seagulls, volcano queen, nem sei que tipo é esta orquídea apenas copiei o nome da plaquinha, mas nela parece que deu certo começou a engrossar um pouco o calinho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Suzana! Bom existem orquídeas mais faceis e outras mais difíceis, mesmo fazendo tudo certinho de pegar a polinização. Alguns Dendrobiuns são extremamente ruins para pegar e Phalaenopsis também e também existe o caso de cruzamentos que são incompatíveis ou também o caso de espécies que são autoincompatíveis, ou seja, não aceitam a autopolinização.
      Como você procedeu a polinização entre esses Dendrobiuns e Phalaenopsis? fez autopolinização ou cruzou uma com a outra?

      No caso da SLC Koolaw seagulis se trata de um híbrido do grupo Cattleya (sophrolaeliocattleya) e esse grupo de plantas pegam com bastante facilidade, diferente de alguns outros grupos.

      Bom, espero ter ajudado, mas tendo mais dúvidas é só perguntas e aguardo as respostas para saber o que houve.
      Forte abraço e até a próxima!

      Excluir
    2. é entendi não fiz cruzamento não, peguei políneas da mesma planta mas de outra flor e tirei a dela fora, bem quanto a cruzamentos, quais vc recomenda como mais fáceis, para eu tentar? muito obrigada, sua explicação foi ótima.

      Excluir
    3. Olá Suzana! As Cattleyas e seus híbridos são as mais fáceis de cruzar e também elas tem muita facilidade em aceitar a autopolinização. Dendrobiuns as vezes tem mais dificuldades para aceitar a autopolinização mas é outra opção. Algumas terrestres como a Orquídea bambu também é bem fácil e aceita bem a autopolinização.

      .Agora só cruze dendrobiuns, com Dendrobiuns, Phalaenopsis com Phalaenopsis Cattleyas e seus híbridos com Cattleyas, seus híbridos e espécies afins (Laelias, Brassavolas, etc) e treine bastante.
      Bom espero ter ajudado, mas tendo dúvidas é só perguntar. Forte abraço e até a próxima!

      Excluir
  15. quero dizer o o caule atrás da flor.

    ResponderExcluir
  16. Olá, sua explicacão foi muito boa. Mas tenho uma duvida, a planta que irá receber a polinea, devo manter a polinea da mesma ou, ela pode ser retirada??
    Obrigado pela ajuda!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Na planta que irá receber deve-se retirar sua própria polínea fora, antes de colocar a outra.

      Excluir
  17. oi tenho dephal roxa aqui em casa, eu fiz uma auto polinização em uma flor, em outra eu coloquei a polinea de uma phaleonopsis rosa, acredita que a flor que foi cruzada tá mais grossa e verde do que a dela mesma. será que vai vingar este tipo de cruzamento, eu fiz só por fazer achava que não dava, mas até agora ta bem. só uma flor de todos meus denbrobiuns esta engros sando acho que este pego, tem uma phaleonopsis rosa que ta bem bonito também. vamos ver quando ficarem melhor volto pra te falar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Suzana! O cruzamento de Denphal com Phalaenopsis ele não vinga ou não dá sementes viáveis, pois embora o nome, na verdade Denphal não é um cruzamento entre Dendrobium e Phalaenopsis, pois essas são plantas muito distantes geneticamente e não cruzam entre si. Denphal são plantas originárias da espécie de Dendrobium chamado de Dendrobium phalaenopsis ou Dendrobium biggibum q tem flores que lembram de uma Phalaenopsis e dessa espécie foram sendo feito vários híbridos, que comercialmente receberam esse nome Denohal, mas com o tempo essa cápsula deve abortar ou produzir sementes inférteis.

      Excluir
  18. Olá Andrew, tenho tentado fazer a polinização de oncidium aloha, e ela sempre aborta. Tem uma técnica específica para essa espécie? já tentei umas 5 vezes e nada, o que será que tenho feito errado?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Marcia! Olha na verdade o Oncidium Aloha é um híbrido, mas ele, assim como Oncidiuns espécies tem o mesmo problema. São plantas que não aceitam a autopolinização, ou seja, são autoincompatíveis precisando ter indivíduos diferentes para fazer a polinização cruzada e no caso do aloha não adianta cruzar 2 alohas diferentes, pois geralmente os alohas que são vendidos por aí são meristemas, ou seja clones de um mesmo indivíduo. Para que a polinização de fato seja bem sucedida é necessário que se tenha 2 clones diferentes do Oncidium aloha, no caso de se tratar do aloha, ou então cruzar ele com algum outro tipo de Oncidium.
      Bom, espero ter ajudado, mas tendo outras dúvidas é só entrar em contato novamente.
      Forte abraço e até a próxima!

      Excluir
  19. Oi, tenho uma phal com apenas três flores (as demais já se foram) aí eu polinizei uma das flores e gostaria de saber quais as chances possíveis de obter a cápsula esperada. E outra dúvida: independente do êxito ou fracasso dessa polinização, as outras duas flores murcharão por causa desse feito? Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Então no caso das Phalaenopsis nem sempre a polinização é bem sucedida, algumas vezes ela falha ou aa cápsula fica bem ruinzinha, mas quanto as outras 2 flores se você não tirou as políneas delas elas devem continuar firmes, mas podem murchar sim devido ao etileno liberado pelas outras flores que estão murchando, ainda mais se o ambiente for mais fechado e abafado.

      Excluir
  20. Olá Andrew, bom dia, primeiro parabéns pelo trabalho e muitos e muitos anos de pesquisa. kkkk, para nos encher de conhecimentos e soluções. Bem gostaria de saber da polinização das vandas, se possível, tempo de maturação aspecto e variantes " SE POSSÍVEL" desde já agradeço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Elvis! Obrigado! Olha quanto a Vandas é o mesmo processo e a maturação de cápsula leva mais de 1 ano e meio muitas vezes e suas sementes são bem escuras, mas claro isso varia de espécie para espécie.
      Bom, espero ter ajudado.
      Forte abraço e até a próxima!!

      Excluir
  21. Tenho algumas orquideas em casa e gostaria de colocar o nome nelas como faço para descobrir o nome delas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Envie e-mail para: orquideassemmisterio@gmail.com e envie fotos das plantas, se possível com foto das flores para poder lhe ajudar melhor.
      Forte abraço e até a próxima!

      Excluir
  22. moisesbojo@hotemail.com23 de setembro de 2015 às 12:17

    Boa tarde Adrew - sigo rigorosamente seu blog pois sou apaixonado por orquideas - tenho uma coleção quase completa de symbidiuns e observei que elas não produzem a capsula com sementes, apesar de serem polinizadas - outra dúvida comprei recentemente uma muda de orquidea preta pelo Mercado livre e tenho duvidas se elas realmente existem

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Moises. Você faz a polinização manual de seus cymbidiuns ou é por insetos?
      Quanto a compra a planta já chegou? tem fotos? tem o link do anúncio para dar uma olhada?
      Envie fotos para o e-mail do blog: orquideassemmisterio@gmail.com
      Existem de fato orquídeas de cores muito escuras, híbridas e espécies. A mais popular e difundida das pretinhas é a Maxillaria schunkeana, que é nativa da mata atlantica e tem a flor quase preta mesmo e é chamada de orquídea negra. Planta bem popular e comum.
      Bom, fico no aguardo de fotos e do link. Forte abraço e até a próxima!

      Excluir
  23. O que quer dizer quando uma orquídea é "tipo"?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Lívia Feliz 2016!
      Olha Tipo significa aquela variedade da espécie que foi primeiramente descrita pelos botânicos, na hora de descrever oficialmente a espécie e geralmente essa variedade é a variedade predominante da espécie, a que mais se sobressai.

      Excluir
  24. Boa noite Andrew!
    Consigo polinizar uma phalaenopsis com outro tipo de planta? Quero fazer uma experiência mas tenho medo de perder a orquídea. Quero polinizar a phalaenopsis com pólen de dama da noite, será que é possível?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Jussara! Primeiramente um feliz 2016 para você e toda família!
      Olha não dá para fazer esse cruzamento, pois são plantas de famílias e de grupos completamente diferentes e geneticamente muito distantes. A dama da noite é da família do cacto e a Phalaenopsis é uma orquídea e só esse fato já impede esse cruzamento, sem contar que o pólem das orquídeas é aglomerado em uma massa compacta, chamada de polínea e essas políneas são compatíveis apenas com a estrutura reprodutiva das orquídeas e mesmo em orquídea não é qualquer planta que pode ser cruzada com qualquer planta. Elas só podem ser cruzadas com espécies do mesmo gêneero ou de gêneros bem próximos.
      Bom, espero ter ajudado, mas tendo dúvidas é só perguntar.
      Forte abraço e até a próxima!

      Excluir
  25. Boa tarde, primeiramente gostaria de parabenizar pelo seu excelente trabalho no blog, ajuda muito e segundo eu tenho algumas dúvidas. Comprei duas mini phal e gostaria de saber como elas são obtidas, digo, através de cruzamentos ao se são encontradas na natureza. Gostaria de saber também se através de suas sementes irei obter outras mini ou precisa de mais algum processo para isso é por último gostaria de saber se são comercializados mini orquídeas apenas as phal ou outras. Muito obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Michelle! Olha, essa é uma excelente pergunta e o que acontece é o seguinte:
      O termo mini phalaenopsis ou qualquer outra orquídea comercial que é chamada de mini é meramente um apelo comercial que não tem nenhuma ligação com os processos de produção e melhoramento genético da planta.
      No caso as mini Phals ou Mini Cattleyas e outras plantas híbridas de tamanho pequeno são obtidas por cruzamentos em que são usados pais que tendem a diminuir o porte da planta. No caso de Phalaenopsis existem uma série de espécies naturais de Phalaenopsis que possuem tamanhos pequenos e flores pequenas e elas foram muito usadas para obter plantas de porte pequeno. Ainda em relação a Phalaenopsis, muitos hibridos de Phalaenopsis pequenos são feitos com cruzamento utilizando o Doritis pulcherrima que tem porte pequeno e flores pequenas e assim também se conseguem plantas de porte baixo e existem uma gama enorme de cruzamentos e infinatas opções e a cada ano surgem novos cruzamentos mantendo essa linha ou não. Quanto a questão da polinização de suas mini Phals, se você fizer a polinização entre elas ou a auto polinização elas vão sofrer variações que por não se conhecer quais foram os pais utilizados, uma vez que a planta está sem a devida identificação aí não dá para prevê quais serão as variações, mas no caso da autopolinização deve sair plantas de porte baixo sim.
      Quando se consegue se comprar plantas com sua identificação correta, conforme a registrada oficialmente aí se torna mais fácil descobrir quem foi os pais que deu origem ao cruzamento e assim analisando sua genealogia é possível determinar os possíveis resultados ao usa-la em cruzamentos.
      Já em relação a comercialização existem outros vários tipos de orquídeas comercializadas como mini e ainda existem as microrquídeas. Espécies puras que possuem flores menores que 1cm e muitas possuem flores muito menores, algumas do tamanho de uma cabeça de alfinete.
      Bom, espero ter ajudado, mas tendo mais dúvidas é só perguntar.
      Forte abraço e até a próxima!

      Excluir
  26. olá estou com 2 capsolas de laelia purpurata estão com 2 meses eu já posso colher ou tem que esperar abrir? Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Ainda Não estão boas não, elas demoram entre 4 a 5meses em média. Fique vigiando e quando começar a romper na ponta, ainda bem no início é a hora de colher.

      Excluir
  27. Boa noite Andrew, minhas cápsulas abriram sozinhas será que consigo aproveitar as sementes?
    E como faço para germinar elas agora, procurei no seu blog mas não achei!
    Tem como me falar mais sobre a gelatina?! Por favor me ajude!
    Abraços Giovana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Giovana você assistiu os vídeos contidos no blog? Todas as postagens sobre semeadura se encontram no menu principal do blog entrando em dicas de cultivo < cultivo avançado <semeadura de orquídeas e aí você verá 4 matérias e os vídeos se encontram na última matéria e lá fala-se do agar agar e os demais componentes para a semeadura.
      Agora quanto a sua cápsula é possível aproveitar sim se não se perdeu todas as sementes lá de dentro e elas não tiverem molhado.
      Bom, espero ter ajudado, mas tendo outras dúvidas é só entrar em contato.
      Forte abraço e até a próxima!

      Excluir
  28. Nelson Marques nelson.pericias@gmail.com29 de março de 2016 às 09:22

    Olá Andrew!Tenho algumas dúvidas: Gostaria de saber qual o PH que vc encontra na solução, e qual o corretivo do PH que vc usa costumeiramente para corrigir?
    Ainda, vc usa alguma marca específica de soda cáustica? Utiliza a soda em flocos? Ou em outra forma?
    Muito obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Nelson! Em geral quando se usa a esterilização química o ph final fica abaixo de 5 que costumo corrigir com a soda caustica. Quanto a marca não utilizo nenhuma específica e o mais recomendado e fácil de preparar soluções é a soda caustica em escama mesmo. O Ph mais adequado para deixar a solução final fica em torno de 5,5

      Excluir
  29. Bom dia Andrew!!
    Parabéns pela maneira simples de divulgar seu conhecimento.
    Pesquisei em alguns sites para adquirir sementes de orquídeas, até comprei algumas mais fui enganado, gostaria de saber onde eu posso encontrar um fornecedor, grato!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Nilson! Nunca compre sementes de orquídeas Sempre será golpe, inclusive fiz uma postagem aqui no blog falando sobre isso. As sementes de orquídeas não são comercializadas não existe comércio viável para elas por uma série de motivos que inviabilizam. Para conseguir sementes apenas por polinização de suas próprias plantas ou por trocas e doações de orquidófilos.

      Excluir
  30. Boa Tarde Andrew! Parabéns pelo ótimo trabalho. Você sabe algum orquidófilo em são paulo que possa me vender capsulas ou até mesmo sementes? Estou querendo colocar em pratica o que aprendi, mas esta difícil achar as cementes e sou muito ansioso para aguardar a capsula.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Obrigado!
      Olha ninguém vende as sementes de orquídeas. Elas não são vendidas o máximo para conseguir é por troca ou doação e sempre que veja alguem anunciando vendendo é golpe na certa.

      Excluir
  31. boa noite, gostaria de saber pq eu polinizo as flores de phalaenopsis como no videos e elas murcham e caem?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Claudiane! Isso pode acontecer nas Phalaenopsis, principalmente os híbridos. Uma dica é retirar as políneas das flores mais de baixo da haste pela manha e polinizar as flores mais da ponta da haste mais para o final da tarde. Isso aumenta mais as chances de sucesso.

      Excluir
  32. Boa Tarde, Andrew, no caso das vandas existe o tempo certo para fazer self polinização? Até agora não consegui nenhuma capsula com as vandas, mas com outras já tive sucesso e inclusive já fiz cultivo in vitro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Fernando! Então muitos híbridos de vanda podem realmente ter dificuldade de aceitar a autopolinização e o mesmo acontecer com Phalaenopsis e outros grupos também. Experimente remover as políneas na parte da manha e deixa-las em um papel toalha guardado a sombra e depois fazer a polinização da flor na parte da tarde, sendo que experimente remover políneas de uma flor, mais antiga e tente colocar na flor mais nova, da ponta da haste. Isso costuma funcionar com Phalaenopsis e pode ser que funcione com vandas.
      Espero ter ajudado.
      Forte abraço!

      Excluir
    2. Muito obrigado pelas dicas e atenção Andrew vou tentar. Depois publico o resultados.
      Grande abraço!

      Excluir
  33. Olá adquirir algumas sementes importadas, gostaria de saber qual a melhor forma para germinar as sementes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Luciano! Infelizmente tenho que te dizer que essas sementes de internet de orquídea são tudo golpe. Sementes de orquídeas não são comercializadas e esses anúncios serão sempre golpes. Sementes de orquídeas são minúsculas com aspecto de pó e não possuem tecido de reserva, portanto na natureza elas só germinam com a presença de fungos micorrizicos que a infectam e a nutrem. Já em cativeiro para se germinar as sementes é necessário uso de meio de cultura estéril completo em ambiente in vitro controlado. Lá no orquídeas sem mistério ensina a fazer a semeadura in vitro caseira e lá você poderá ver mais sobre sementes de orquídeas.
      Espero ter te ajudado e tendo mais dúvidas é só entrar em contato.
      Forte abraço e até a próxima!!

      Excluir
  34. Ola Eng Andrew estava lendo os comentários e gostaria de saber como posso adquirir capsulas de sementes prontas para germinar estou esperando a maturação de uma capsula de catleya forbesi. Gostaria de saber se vc tem cápsula ja maturada e como adiquirir.
    Parabéns pelo trabalho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Geraldo As cápsulas de sementes não são comercializadas e se ver alguém querendo vender não compre, pois não é algo legal. Somente doações ou trocas.No caso não tenho cápsulas para doações no momento.

      Excluir
  35. Boa tarde, estou precisando de cápsulas de sementes para semeio, você poderia vender algumas? ou saberia de quem vende?
    Preciso muitoooo.... aguardo resposta!
    Desde já, agradeço;

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Infelizmente não tenho disponível. Cápsulas de sementes não são comercializadas e as sementes que são anunciadas na internet são golpes.

      Excluir
  36. BOA NOITE ANDREW. SERÁ QUE VOCÊ PODERIA ME AJUDAR? PRECISO POLINIZAR MINHA ORQUIDEA PHAPIOPEDIUM, MAS ESTOU ACHANDO BEM COMPLICADO.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Thamara! Infelizmente não posso ajudar muito, tenho pouca experiência com essas plantas e nenhuma de polinização em Paphio. Eles são meio complicados mesmo. Suas estruturas ficam escondidas atras de uma espécie de disco que parece que necessita ser removida ou deslocada para conseguir acessar as políneas e a parte feminina da flor.

      Excluir
  37. Boa noite, Andrew! Em primeiro lugar, parabéns por dividir seus conhecimentos de maneira tão clara. Tenho uma dúvida: minha cattleya ( não sei a ID) foi plantada em uma árvore e estava recentemente toda florida. Agora que acabou a floração, descobri que ela possui uma cápsula bem desenvolvida. Ao meu entender, essa cápsula pertence a floração do ano passado.Isto é possível? Já posso colher? Fiz também uma observação: em baixo desta árvore onde eu plantei a cattleya, existe um tronco inclinado que está coberto por uma forração verde, como se fosse musgo, mas não é. Tem pequenas folhinhas salientes.Seria possível alguma cápsula ter estourado e as sementes terem nascido no tronco? Ou é querer demais? Rsrsrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!! Então é isso mesmo a cápsula da floração passada, mas se ela ainda estiver fechada não está na hora de colher. Só deve ser colhida quando estiver começando a romper na ponta.
      Agora quanto as plantinhas é preciso esperar, mas pode até ter sim alguns seedlings nesta árvore agora é só aguardar.

      Excluir
  38. Olá , bom dia!

    Primeiro queria lhe parabenizar pela matéria. Gostei muito da forma explicativa e ilustrativa. Simples e objetiva!

    Segundo, gostaria de saber onde consigo visualizar a etapa seguinte da matéria, que seria o plantio das sementes extraídas da cápsula da orquídea.

    Se possível retorno via e-mail agradeceria enormemente: shrnunes@hotmail.com

    Desde já agradeço a atenção.

    Sandra.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!! a continuação dessas matérias estão no menu principal do blog na parte de dica de cultivo e cultivo avançado, depois semeadura de orquídeas. é a última parte da matéria e vou deixar aqui também o link para acompanhar. lá encontram-se os vídeos do método.

      Excluir
    2. http://orquideassemmisterio.blogspot.com/2012/02/semeio-e-recultivo-de-orquideas-e-hora.html

      Excluir
  39. Olá Andrew! Quando as sementes dentro do papel absorvente são envolvidas com filme plástico é preciso também guardar em pote fechado na parte baixa da geladeira?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! sim é necessário sim, pois é a temperatura baixa e ambiente seco que vão manter essas sementes viáveis por um tempo maior.

      Excluir
  40. Boa tarde eu comprei sementes de vanda tem como ensinar a plantar obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Infelizmente essas sementes que comprastes não são de vandas e nem de orquídeas. Você infelizmente caiu no golpe da semente. Sementes de orquídeas não são comercializadas por vários motivos que inviabilizam. Todos os anúncios existentes são golpes. Vem semente de tudo que é coisa menos orquídea.

      Excluir
  41. Boa noite Andrew Fogtman tem com vc me responder porque a polinização das dendrobium thyrsiflorum não dá certo? estou fazendo a polinização na mesma flor, acontece que a flor mucha mas caiem seguida se siquer começar a formar a cápsula.Desde já obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! O thyrsiflorum e certos Dendrobiuns não aceitam a autopolinização, portanto é necessário fazer com dois thyrsifloruns diferentes e não serve cortes da mesma planta ou meristemas de um mesmo clone.

      Excluir
  42. Olá boa tarde, espero que possa me ajudar. Tenho uma Vanda e me ensinaram a fecundar as flores, bem fiz o processo, agora minha dúvida é o que fazer com as flores que começaram a cair fecundados, e se elas geram sementes ou coisa assim.
    Obrigado

    ResponderExcluir