-->

Leia antes de iniciar a a leitura no Orquídeas Sem Mistério!

Tutorial do Blog Orquídeas Sem Mistério.

Olá Pessoal!! Estou agora atualizando o Tutorial deste blog, uma vez que ocorreram algumas mudanças em sua funcionalidade tornando o mais pr...

sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Semeio e recultivo de orquídeas - Manutenção de matrizes


Olá pessoal! Continuando o assunto do semeio a manutenção das plantas matrizes é um fato importantíssimo de se falar, pois diferente das demais plantas da coleção ou do orquidário comercial essas serão as reprodutoras, fazendo uma analogia as matrizes animais e como reprodutora merece alguns cuidados a mais que as demais. No geral elas são cultivadas da mesma maneira que as demais com os mesmos tratos culturais que as demais, mas uma coisa que deve-se evitar quando se fala em plantas que serão reprodutoras é: evitar os cortes excessivos nestas plantas, a não ser para fazer copias de "backup"dessas plantas; se possível manter essas plantas um pouco mais separada das demais; evitar super adensamento de plantas matrizes; controle de pragas e doenças e monitoramento rigoroso; replantes regulares para evitar problemas com substratos muito velhos; período de descanso e recuperação das plantas após usos prolongados; raleios de frutos e o fundamental que é uma adubação completa e balanceada religiosamente sem furos.


Quanto aos cuidados citados a cima a maioria como é rotineiro não exigem muitas explicações mas a adubação, o raleio de frutos e o repouso são cuidados cruciais na vida das matrizes.
Falaremos primeiro da adubação, pois sem sombra de dúvidas este é um fator que vai influenciar diretamente na qualidade das sementes, assim como na saúde da matriz, sendo que sem prolongar muito, já que existe uma postagem específica sobre adubação neste blog uma adubação adequada precisa ser completa nos elementos essenciais e ser de forma balanceada, o que se consegue com alguns adubos existentes no mercado, sempre procurando adubos que contenham cálcio na composição e micronutrientes. Outra coisa que é um erro muito comum que acontece é em suspender a adubação no período de floração em que em muitos casos pode ser feito, mas para plantas matrizes isso não pode se aplicar, pois no caso as plantas demandam muita energia para manter suas flores e mais ainda no processo de formação da cápsula e sementes, sendo a demanda por nutrientes muito elevada, principalmente o elemento potássio(K) comum na maioria dos adubos é essencial para uma boa formação das sementes e da cápsula, pois dentre uma das várias funções desse elemento está a de transporte dos açucares produzidos na fotossíntese das folhas para a cápsula e sementes o que é fundamental para uma boa formação de cápsulas e sementes. Ou seja, a adubação no período de floração e frutificação deve ser mantida e aplicada religiosamente sem furos.

Quanto ao raleio de frutos é uma prática muito importante para evitar o esgotamento da matriz, pois mesmo com os cuidados adequados da planta esse é um período para a mesma de muita exigências e desgastes o que muitas vezes pode levar a morte por exaustão das mesmas, portando deixar várias cápsulas na matriz é um fator de risco. A polinização de várias flores é uma técnica interessante para garantir que pelo menos uma cápsula se desenvolva, mas muitas vezes pode ocorrer que várias podem começar a se desenvolver o que pode não ser legal. Como existe uma grande variedade de tempos de maturação de cápsulas dependendo da espécie sendo que em geral varia de 2 a 3 meses, até 1,5 anos nas mais demoradas a maneira de raleio de frutos também vai variar. Em geral microrquídeas bem entouceiradas, Oncidiuns de hastes volumosas e que em geral a cápsula é pequena e a maturação é rápida então se, por exemplo, forem fecundadas umas 20 flores na haste pode-se deixar tranquilamente umas 4 a 5 cápsulas sem grandes prejuízos para a planta, sendo que nessas espécies de cápsulas pequenas e abundantes pode-se raleá-las já próximo a 1 mês após a fecundação da flor sempre escolhendo as cápsulas mais vigorosas e sem machucados ou doenças. Quanto espécies com tempo de maturação de cápsula maiores que 5 meses em geral e com cápsulas grandes em geral sendo plantas que dêem menor quantidade de flores, embora algumas dêem mais flores como as Phalaenopsis o recomendado é deixar de 1 a no máximo 2 cápsulas caso a planta esteja com uma saúde muito boa mesmo, mas 1 cápsula em geral já é mais que o suficiente e não desgasta tanto a planta. Quanto ao raleio este pode-ser feito de 1 a 2 meses após a fecundação quando já se da para avaliar o desenvolvimento das cápsulas e escolher qual a melhor desenvolvida ou sem danos ou doenças. Lembrando que para o raleio sempre use ferramentas esterilizadas e sempre que for troca de planta esterilizar novamente para garantir sempre a saúde das plantas matrizes. Segue agora algumas fotos mostrando detalhes de cápsulas em algumas matrizes e cápsulas antes e depois do raleio em algumas matrizes:

Todas polinizadas, sendo que uma não vingou

Detalhe de cápsulas antes do raleio
Cápsula solitária
Detalhe de cápsulas antes do raleio


Detalhe de uma matriz com cápsulas de cruzamentos diferentes.

Cápsula solitária

Cápsulas em Dendrobium antenatum sem raleio

Cápsulas em Phalaenopsis sem raleio

Cápsula

Cápsula solitária
Cápsulas em Encyclia patens antes do raleio


Cápsulas da mesma Encyclia patens após raleio
Cápsulas de 2 cruzamentos diferentes em uma Phalaenopsis antes do raleio
Cápsulas da mesma Phalaenopsis após o raleio

O outro cuidado importante é quanto ao descanso das matrizes, pois as matrizes quando são usadas sucessivamente nas reproduções, por mais que seja bem cuidada, ela pode ser levada a exaustão e então pode acontecer uma paralisação do crescimento da planta e ela definhar até morrer ou mesmo ter uma morte bem súbita e caso não se tenha uma copia dessa matriz pode-se considerar um baita prejuízo. Portanto, após um uso de uns 2 anos seguidos de uma matriz bem forte é recomendado que se tenha pelo menos 1 ano de descanso da mesma para fortalecimento da planta, ou mesmo 2 anos caso ela esteja aparentemente mais debilitada.

Uma outra questão que temos que responder em relação as matrizes é: quando uma planta candidata a matriz pode ser usada para as reproduções?
na teoria a partir do momento em que ela atinge a fase adulta e dá a sua primeira florada ela poderia ser usada para a reprodução pois já estaria completamente madura sexualmente, mas na prática isso não deve-se fazer pois uma planta de primeira floração em geral é uma planta muito nova com poucos pseudobulbos ou folhas no caso das monopodiais e assim a chance de leva-la a exaustão é grande ou a produzir sementes de péssima qualidade ou mesmo inviáveis. Portanto, o indicado é que se comece a utilizar a matriz a partir da segunda, ou melhor ainda a partir da terceira floração, pois assim ela já estará mais forte e os resultados serão bem melhores.

Concluindo o assunto das matrizes falaremos do rejuvenescimento de matrizes muito antigas.
Matrizes muito antigas com touceiras muito grandes são plantas muito valiosas para qualquer coleção, mas também podem oferecer sério risco, uma vez q replantes em touceiras muito grandes ficam mais difíceis  de serem feitos e qualquer problema que surgirem podem ser bem complicados de resolver, fora o fator idade da planta que pose pesar e com o passar de muitos e muitos anos podem resultar em um declínio na qualidade das flores e sementes dependendo da planta, portanto uma planta muito entouceirada pode-ser rejuvenescida mantendo a touceira, mas fazendo cortes no rizoma ao longo da touceira em algumas partes fazendo com que as partes lancem novas frentes de crescimento bem vigorosas ou mesmo removendo um pequeno corte da touceira original e plantando em vaso separado e cuidando dela como se fosse uma nova planta. Com isso, garante-se a manutenção da qualidade das matrizes mesmo que ocorra um problema em uma delas, tendo outra para substituí-la, lembrando apenas que cada espécie deve-se estudar adequadamente como proceder cortes ou época para isso, assim como seu padrão de enraizamento para evitar problemas no processo.

Termino agora esse assunto gente que espero que tenha ajudado quanto ao cuidado das belas matrizes puxando um gancho para o assunto seguinte que será o de polinização, desenvolvimento da cápsula, maturação, colheita de sementes, armazenamento e qualidade de sementes, portanto, até o próximo assunto gente!


7 comentários:

  1. Olá, Consegui polinizar minha phalaenopsis branca, ela esta com 9 capsulas. Depois de quanto tempo tenho que selecionar as capsulas? Quanto tempo a capsula leva para ficar madura e eu poder retirá-la? grata

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Caroline! Olha depois de 1 mês, vc pode fazer o raleio dessas cápsulas deixando poucas e as mais vigorosas, para garantir melhor desenvolvimento delas e um menor desgaste da planta e ela leva uns 6 meses em média para amadurecerem, mas vá observando sempre e assim que notar que elas começaram a rachar pela base faça a colheita.
      Bom espero ter ajudado, mas precisando de mais ajuda é só entrar em contato.
      Forte abraço e até a próxima!

      Excluir
  2. Andrew eu coletei um um pouquinho antes da hora sera que germinam?
    Lyna

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Lyna! Germina sim! Faça o semeio o mais rápido que puder, para evitar que elas estraguem, já que a cápsula estava fechada, mas elas germinam sim.

      Excluir
  3. Excelente Blog.
    Os artigos são bastante esclarecedores. Amo as Orquídeas e estão buscando conhecimento para começar a cultivá-las.
    Amei todas as postagens que li do seu Blog. Parabéns, e muito obrigada pela contribuição e divulgação dessas belíssimas flores.

    ResponderExcluir
  4. Excelente Blog.
    Os artigos são bastante esclarecedores. Amo as Orquídeas e estão buscando conhecimento para começar a cultivá-las.
    Amei todas as postagens que li do seu Blog. Parabéns, e muito obrigada pela contribuição e divulgação dessas belíssimas flores.

    ResponderExcluir