-->

Leia antes de iniciar a a leitura no Orquídeas Sem Mistério!

Tutorial do Blog Orquídeas Sem Mistério.

Olá Pessoal!! Estou agora atualizando o Tutorial deste blog, uma vez que ocorreram algumas mudanças em sua funcionalidade tornando o mais pr...

quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

FELIZ 2013 A TODOS! QUE SE INICIE UM NOVO ANO!!!

Ola pessoal! Venho aqui rapidinho para desejar a todos um grande Feliz 2013 com muita saúde, paz, trabalho e claro muitas orquídeas também e que esse seja um ano maravilhoso para todos nós!!! Até a próxima pessoal!! Ficarei ausente no blog por 1 semana gente, mas podem mandar suas dúvidas por comentários ou e-mail que  após esse período de descanso retornarei e responderei com todo o carinho!!.

Até a próxima pessoal! Abraços a todos e fiquem agora com a retrospectiva das orquídeas do meu orquidário!! fui......



11 comentários:

  1. Feliz Año Nuevo. Saludos.

    http://elorquideario.blogspot.com.es/

    ResponderExcluir
  2. Para você também.
    Um ano muito iluminado.
    abraços

    ResponderExcluir
  3. Caro Andrew,
    preciso muito de sua ajuda, estou com 6 orquídeas doentes e não sei mais o que fazer, tenho várias dúvidas que não consigo a resposta em lugar nenhum, já estou desesperada e com medo de minhas orquídeas morrerem. No RJ está muito chuvoso desde que começou o ano, praticamente todos os dias chove e isso colaborou para o aparecimento de um fungo (eu acho). Se puder me ajudar com sua opinião, passe no meu blog, veja minha última postagem onde relato todo o problema, tudo o q já fiz e as fotos das orquídeas,e me dê sua preciosa opinião.
    Desde já agradeço muito, sou sua seguidora e adoro seu blog, está de parabéns por todas as dicas que fornece.
    Um abraço,
    Mayara Gaglianone

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá May! Bom vamos com calma hehehe. Bom pelo que estou vendo temos vários problemas acontecendo, felizmente nada extremamente grave, entretanto precisamos avaliar o que pode está acontecendo. Para começar umas perguntas: Elas estão tomando chuva ou estão em ambiente protegido? você está regando com qual frequência e quanto tempo está levando para o substrato secar? Qual substrato você está usando e qual adubação? Pelo que deu para notar preliminarmente temos problemas com ácaros, posso estar enganado também mas parece ter queimaduras brandas de sol e alguns outros problemas. Elas estão pegando sol em algum momento?
      Conforme suas respostas vai facilitar muito a ajuda pois muitas coisas com mudanças no manejo das plantas são contornadas como ataques de pragas e doenças. Fico no aguardo das respostas e qualquer coisa também eu dou consultoria e assistência em orquídeas para todo o Estado do Rio, principalmente capital e grande Rio e participo da OrquidaRio que tem reuniões sempre nas 2ª e 4ª quintafeiras do mês. No mais, fico no aguardo das respostas e até a próxima!! Boa semana!

      Excluir
    2. Realmente eu não tinha visto suas respostas, mas obrigada por vir aqui me trazer suas respostas. Vamos lá, elas não tomam chuva, mas teve 1 semana de chuva muito forte aqui no RJ então nessa semana q foi quando tudo começou elas pegaram alguns respingos durante a noite, mas bem pouco, no dia a dia elas não tomam chuva. Geralmente rego de 4 em 4 dias, mas sempre apalpo o substrato próximo das raízes para ver se está úmido ainda, se estiver (como fica em épocas chuvosas) eu não rego, espero ficar seco. Como a temperatura oscila muito, o tempo q o substrato leva para secar é muito variável, mas geralmente leva de 3 a 4 dias, se fizer sol direto ele seca bem rapido, mas se ficar chovendo direto como estava aí demora mais 1 ou 2 dias. O substrato q uso é casca de pinus, misturado com sphagno e pó de xaxim, q na verdade eu acho q é xaxim desfibrado, mas eles vendem como pó, adubo ainda não sei qual usar direito, o unico q usei até hj foi um em pó q diz ser próprio para orquideas, ele tem Nitrogenio, Fosforo e potássio tudo na mesma concentração. Mas comprei um novo, líquido, se chama Calpik e vem dizendo ser um fertilizante mineral misto foliar. Tem 7% de cobre, 3% de cálcio e 3% de enxofre. Vou borrifar esta semana, talvez amanhã nelas. Todo mundo disse q era queimadura de sol, aí parei com o fungicida, só bnão entendo pq elas não estavam pegando sol, inclusive eu acreditava ser um fungo por causa da unidade q estava alta, devido as chuvas, e por isso comecei a coloca-las todo dia no sol por 2 horas, felizmente acho q fiz isso por apenas 3 ou 4 dias. Só fico chateada pq enquanto eu pensava ser um fungo cortei muitas folhas, e agora elas estão feinhas tadinhas, tenho medo de ficarem sem força.
      O problema é q não tenho espaço para montar um orquidário adequado para elas, aí acabo colocando elas junto com as plantas da minha avó e elas ficam debaixo de um telhado de alumínio, acho q isso não deve ser bom. To bem chateada, não sei o q faço.
      Essas consultorias q vc falou são tipo uma palestra ou são pessoais? Me interessei, me avisa quando tiver. Essas reuniões no OrquidaRio são abertas ao público interessado? Por favor me passe mais informações, tenho muita vontade de aprender cada vez mais sobre as orquideas.
      Obrigada por toda ajuda,
      Um abraço e uma ótima semana!!!!!!!!!

      Excluir
    3. Olá! Bom quanto as manchas de fato foram as queimaduras de sol sim pois se elas que são plantas de sombra pegam sol forte por um certo período podem queimar feio e a queimadura aparece de imediato. Se o local em que elas estão tem boa iluminação, ventilação e boa umidade e é protegido da chuva, mesmo que caia um dilúvio elas estarão seguras e se beneficiando da umidade relativa alta, sem estarem sendo encharcadas pela chuva e aí vc não precisa se preoculpar em muda-las para secar, basta apenas ajustar as regas conforme você já faz costumeiramente. Quanto a adubação para facilitar as suas adubações para não ter que ficar usando um ou outro produto e se enrolando recomendo o uso do Biofert Orquídeas, um adubo completo, inclusive com cálcio e balanceado para orquídeas. Na casa progresso no centro você acha, no ceasa e outros locais também tem. Com o biofer orquídeas você não precisaria mais usar uma formula NPK simples e um outro adubo e suas plantas iriam dar uma resposta bem mais interessante.
      Quanto ao fungicida que você usou qual foi o que você estava usando?
      Quando uma planta sofre queimadura do sol a folha fica feiosa e tal, mas não é necessário cortar ela fora, pois a parte que não foi afetada continua funcionando e fornecendo alimento para a planta e com o tempo a queimadura seca e estaciona. A queimadura de folha por sol é facilmente reconhecida, ela geralmente é uma mancha grande de formato irregular que ocorre geralmente na parte mais plana da folha que recebe mais sol, Ela aparece derrepente, podendo ser em questão de minutos no sol, e sua cor, se for uma queimadura rasa, geralmente é uma cor esbranquiçada e dependendo do grau a folha pode recuperar parcial ou totalmente a área queimada, se for uma queimadura profunda atingindo as camadas profundas de uma folha e queimando o outro lado também geralmente a cor inicial é um preto brilhante intenso que com o tempo vai desbotando e e o tecido queimado começa a secar, geralmente pela parte central da queimadura e depois estendendo por toda extensão da queimadura até secar ela por completo, nesse caso não existe recuperação da área queimada e com tempo a região queimada pode se desprender da folha ficando um buraco, mas sem riscos para a planta.
      Quanto a questão da consuta eu faço consulta e assistencia particular atendendo todo o estado do Rio de janeiro, principalmente Rio e Grande Rio, inclusive fazendo serviços de procedimentos de cultivo e também faço palestras, cursos e participo da orquidaRio, sendo que a reunião é aberta ao público, é só chegar lá.
      Bom May espero ter ajudado, mas precisando de mais ajudas, dicas é só entrar em contato que terei o prazer de está te ajudando, e qualquer coisa também pode-se agenda uma consulta. No mais, uma boa quinta feira e até a próxima!

      Excluir
  4. Eu procurei o Biofert em alguns lugares e não encontrei, vou olhar no Ceasa, não sabia q lá vendia esse tipo de produtos.
    O fungicida q usei foi um caseiro q comprei em uma floricultura, era uma mistura de Óleo dimy e malation, estava preocupada em usar ele mas não afetou as orquideas não. O que tem me preocupado é q as pintinhas pretas q apareceram nas flores inicialmente, quando comecei a investigar o q era e encontrei uma materia falando sobre o fungo Boytris (acho q é esse o nome), essas pintas aparecem sempre que chove!!! Geralmente chove final da tarde e inicio da noite, as vezes a noite toda, no dia seguinte vou olhar estão la as pintinhas na flor, algumas saem quando passo o dedo, outras parecem estar bem grudadas, não faço ideia do que seja.
    As manchas de queimadura estão secando, se eu soubesse que era isso desde o inicio nao teria cortado muitas folhas. =[
    Me mande seu e-mail para conversarmos melhor sobre suas consultas, estou interessada. E não deixe de me avisar quando tiver palestras sua e reunioes do orquidaRio.
    Muito obrigada de verdade por toda ajuda, estou bem mais tranquila sabendo q sao queimaduras e não fungos.
    Um otimo final de semana para vc!

    Abraço!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quanto ao Botrytis cineria que da nas flores sim ele é um fungo q gosta de umidade alta para atacar flores, quando ele aparece e mancha as flores não tem mais o q fazer, mas a boa noticia eh q ele costuma ficar restrito as flores. O melhor é evitar que a flor fique molhada em períodos muito umidos ou em locais abafados, isso favorece o ataque do Botrytis. Quanto ao e-mail, vc pode enviar para o próprio e-mail do Blog: orquideassemmisterio@gmail.com ou meu e-mail andrewfogtman@yahoo.com.br ou se preferir pode me adicionar no facebook que também se encontra no blog. No mais, precisando é só chamar! Tenha um ótimo fim de semana e até a próxima!!!

      Excluir